InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 SALMODIA EXCLUSIVA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Jhonatan Alves

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 36

MensagemAssunto: SALMODIA EXCLUSIVA   Qua Out 15, 2008 6:41 pm

scratch scratch O Uso de somente o livro dos Salmos como manual de louvor na igreja é correto. O que dizem as Escrituras?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gil

avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 31
Localização : Macaparana - PE

MensagemAssunto: Re: SALMODIA EXCLUSIVA   Qua Out 15, 2008 7:10 pm

Salmodia sim, Exclusiva Não. Razz
Não usar a salmodia exclusiva, significa deixar de ser confessional? Porque não cantarmos além dos Salmos, belas canções Biblicamente corretas?


Última edição por Gil em Qui Out 16, 2008 1:08 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.presbiterianoscalvinistas.blogspot.com
Djalma

avatar

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 40
Localização : Pacajus-CE

MensagemAssunto: Re: SALMODIA EXCLUSIVA   Qui Out 16, 2008 9:04 am

O que dizem as Escrituras?

Mateus 23:23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.study
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://presbiterianoscalvinistas.blogspot.com/
André Geske

avatar

Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 31
Localização : Telêmaco Borba - PR

MensagemAssunto: Re: SALMODIA EXCLUSIVA   Qui Out 16, 2008 12:12 pm

Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo

Como o Gil citou acima concordo plenamente, Salmodia sim, mas Exclusiva não. Os cânticos devem ser para glória de Deus e edificação da Igreja de Cristo, partindo deste pressuposto cânticos com letras Bíblicas e teologicamente corretos não têm motivos para serem desprezados. Vemos exemplo disso na carta de Paulo a Timóteo I Tm 3:16 onde os comentadores normalmente referem-se a essa passagem como um fragmento de um hino cristão antigo. Se examinarmos o NT poderemos encontrar mais destas passagens.

A Salmodia é excelente e ideal, mas não necessita ser somente ela. Devemos verificar o objetivo de cantar ou salmodiar no culto, pois dizer que só salmos são válidos não seria tentar impor um formato material e não essencial ao culto à Deus??

Continuarei mais tarde, quero ouvir os irmãos e aprender também.

Em Cristo,

André Geske
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mauro
Convidado



MensagemAssunto: Hinos Inspirados!   Ter Out 21, 2008 1:20 am

Gil, a razao pela qual devemos cantar exclusivamente os Salmos eh porque eles sao ordinariamente citados pelo Senhor Jesus, e em outras partes das Escrituras como sendo os unicos hinos inspirados que devem devem ter o seu lugar no culto publico, alem de serem suficientes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Rev.Mauro

avatar

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/10/2008
Idade : 42
Localização : USA

MensagemAssunto: Ainda sobre os Salmos...   Qui Out 30, 2008 4:27 am

Gil escreveu:
Salmodia sim, Exclusiva Não. Razz
Não usar a salmodia exclusiva, significa deixar de ser confessional? Porque não cantarmos além dos Salmos, belas canções Biblicamente corretas?

Caros irmaos!

Resposndendo a sua pergunta (Gil), eu gostaria mui respeitosamente de dizer que, uma vez que a Confissao de fe de Westminster nos ensina claramente no Cap XXI, secao V, quais sao as partes constitutiveis do culto publico ["o cantico de salmos com graca no coracao" e outras], e uma vez que confessamos publicamente aceitar a CFW como fiel interpretacao das Escrituras, nao cantar exclusivamente os salmos, alem de ser caracterizado como a quebra de um voto, tambem constitui-se em uma atitude anti-confessional. Com isso nao pretendo dizer que, o irmao e outros cristaos sinceros desse forum nao sejam reformados, mesmo porque nem todos os grande temas da fe crista estao sistematizados na CFW, mas uma vez que a mesma nos apresenta uma clara exposicao da "forma" de adoracao (em "Espirito e em verdade")prescrita por Yahweh nas Sagradas Escrituras e que deve regular o culto publico do inicio ao fim, livrando-nos de toda e qualquer parafernalia liturgica. So lembrando, os puritanos ficaram pejorativamente conhecidos como os "mais puros"(dai o ironico termo puritano) porque queriam um culto puro, livre das "reliquias dos amorreus" (invencoes humanas).

Quanto a cantar "canções Biblicamente corretas"(Hinario/Novo Cantico Presbiteriano), vale salientar que, alem de nao serem canticos inspirados por Deus, muitos deles nao apotam para Cristo, e quando muito a sua teologia eh esdruxula e/ ou deficiente (Deus nos ordenou que cantassemos os Salmos a Ele, e nao que escrevessemos os nossos proprios hinos para adoracao, por tanto, cantar hinos que nao foram ordenados por Deus constitui-se em uma afronta a Ele). Mais mesmo se tratando de outros canticos da Biblia, esses hinos nao nos foram dados por Yahweh com o proposito de serem cantados no culto publico (ou seja, Ele nao nos deu nenhum outro livro de louvor) e sim os 150 salmos que por sua vez falam de Cristo Profeticamente. Quanto aos canticos nao inspirados a Deus, eles nao sao confiaveis para o louvor a Deus, assim como nao podem ser confiaveis para ensinar o povo de Deus a canta-los.

E publico e notorio que "os Salmos sao o unico hinario universal" capaz de unificar a Igreja de Cristo, ao invez de dividir e dissiminar heresias no seio da igreja como fazem os outros canticos pluralistas modernos. E mais...
Por serem inspirados por Deus e consequentemente inerrantes (preservados de erros), os Salmos nos dao uma precisa compreensao de Deus e da vida crista, enquanto que os hinos modernos nos apresentam uma visao equivocada de Deus e de seus atributos.

Por essas e outras razoes fica claro que, os hinos nao inspirados e pluraristas consituim-se em um atentado a pureza da Igreja de Cristo, assim como a Communio Sanctorum ("Comunhao dos Santos").

Por fim, ha algum argumento valido que justifique a escolha de qualquer hinario escrito por homens em lugar da Biblia(Cantico dos Salmos)?? A reposta eh Nao!! Ou seja, escolher entre a Biblia (cantar os Salmos) ou colocar qualquer hinario acima da Biblia (cantar hinos nao inspirados). Como vemos, o Sola Scriptura so existe na teroria em muitas igrejas e na vida de muitos cristaos!!!

SOLA SCRIPTURA
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
André Geske

avatar

Mensagens : 19
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 31
Localização : Telêmaco Borba - PR

MensagemAssunto: caros irmãos   Qui Out 30, 2008 11:47 am

Graça e Paz do Senhor Jesus Cristo

Caro Rev. Mauro

Eu me arrependo e peço que não considerem a minha colocação acima. Deveras, analisando pela ótica reformada SOLA SCRIPTURA considerar outra coisa que não seja a Escritura somente como elemento de culto inserindo outros elementos mesmo que tenham aparência de bons e louváveis, seria afrontar a Deus, sem contar que é muito comodo para nós aceitar isso do que batalhar pela hermeneutica reformada aplicada na vida cristã.

Não é demagogia e sim reconhecimento do desvio que já estava acontecendo no meu pensamento reformado.

Em Cristo,

André Geske
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Gil

avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/10/2008
Idade : 31
Localização : Macaparana - PE

MensagemAssunto: [b]Refletindo no assunto...[/b]   Sex Out 31, 2008 3:29 pm

De fato, esse assunto é de grande importância para a Igreja de Cristo. Questões envolvendo adoração, culto são de uma importância singular para nossas vidas. Agora, confesso que uma das doutrinas que mais impactou minha vida espiritual foi à doutrina da suficiência das escrituras. Ter a Bíblia como sendo a única regra de fé e prática é vital para vivermos um cristianismo saudável. Quando o assunto é o louvor no culto, defendo de unhas e dentes que devemos cantar cânticos que sejam pautados nas Escrituras. Mas reconheço que tenho algumas dificuldades no entendimento de cantar salmos, exclusivamente. Porque afirmo isso? Um dos fatores é a grande falta de unanimidade entre os reformados quanto ao assunto. Se não, vejamos:

Gordon Clark, ao mencionar a palavra “salmos”, diz que a mesma se referia originalmente a uma canção tocada numa harpa.Logo, conclui-se que ao usar essa palavra não é necessário que seja como se referindo somente ao uso dos salmos. Igualmente, temos aqueles que definem o termo “salmos”, (usado na CFW) como no sentido geral da palavra. Dessa forma, concordando com a definição do Oxford English dictionary,significa: “qualquer música sagrada...cantada na adoração religiosa”.
Inclusive, estava dando uma olhada na C.F.W Comentada por A. A Hodge.Cap. XXI Do culto religioso e do dia de repouso, comentado a seção V.(pág.378) ele diz: ... “Na palavra lida e apropriada pregada, Deus nos fala, e o cultuamos ouvindo com reverência, diligente atenção, de aplicação pessoal e obediência. Na oração e nos cânticos de louvores dirigimos a Deus as santas afeições, os desejos e as ações de graças inspirados em nossos corações pelo Espírito Santo”.Sendo assim,Hodge parece concordar com a definição acima mencionada.

Portanto, cantar salmos é maravilhoso, solene ( Rev. Mauro, até já me mostrou isso na prática e sei do seu zelo pela liturgia- Bíblica-reformada.) Porém, é fato que encontramos posições distintas no meio reformado quanto a mesma ser exclusiva ou não.
Espero ter contribuído de alguma forma para a nossa reflexão e edificação pra glória de Deus.
Caminhando na graça,
Gil.
lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.presbiterianoscalvinistas.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: SALMODIA EXCLUSIVA   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
SALMODIA EXCLUSIVA
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» vetores
» Dinâmica.
» Uma linda mensagem para refletimos e começamos bem o dia...
» Acho que vou começar a abominar religiões/igrejas que pregam a salvação exclusiva.
» queda livre

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Teologia :: Louvor-
Ir para: